Empréstimo Peer-to-Peer: o que é e como funciona

O Peer-to-Peer Lending é um tipo de empréstimo alternativo ao oferecido pelos bancos. Também conhecido como P2P Lending, empréstimo P2P ou “empréstimo entre pessoas”, trata-se de uma modalidade através da qual pessoas e empresas buscam recursos diretamente com investidores, sem o intermédio de instituições bancárias.

Oferecido pela Kavod Lending, esse empréstimo tem como fonte de recursos pessoas físicas e jurídicas que decidem realizar investimentos – isso é, emprestar o próprio dinheiro e em troca ser beneficiado com uma rentabilidade que costuma ser superior a outros tipos de aplicações, como a Poupança e o Tesouro Direto.

Do outro lado, as pessoas físicas e jurídicas que recorrem ao empréstimo Peer-to-Peer desfrutam da vantagem de pagar taxas menores do que as cobradas pelos bancos. 

Desenvolvido na Inglaterra, o P2P é um sucesso na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, foi regulado pelo Banco Central em 2018, sendo considerado um tipo de empréstimo com grande potencial de ascensão no país. Isso se deve ao fato do spread bancário – isso é, à diferença entre o preço de compra e venda de uma ação, título ou transação monetária – ser muito grande no Brasil.  

Como funciona o P2P?

Por não ter qualquer ligação com instituições bancárias, o empréstimo P2P é realizado através de fintechs – como a Kavod Lending – que conectam empresas em busca de empréstimos a pessoas físicas e jurídicas interessadas em emprestar dinheiro. 

Para que o sistema P2P exista é imprescindível, portanto, a participação do Emprestador – como é denominada a pessoa que investe em uma fintech que trabalha com essa modalidade de empréstimo – e do Tomador – aquele que busca recursos através do Peer-to-Peer.  

Para solicitar um empréstimo através da Kavod, basta acessar o nosso site e clicar em “quero empréstimo”.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email