O que analisar em um projeto ao investir em empréstimo P2P?

Quem se preocupa com o futuro, provavelmente já conhece, ou até mesmo investe, em títulos de dívida pública, como o Tesouro Direto, e títulos de dívida privada, como os CDBs. Mas você sabia que existe outra modalidade de investimentos, semelhante a essas, mas com rentabilidade superior? Estamos falando do empréstimo peer-to-peer.

Quer aprender o que avaliar em um projeto e entender tudo sobre P2P lending? Então, acompanhe a leitura!

O que considerar em peer-to-peer lending

Para começar, vamos apresentar quais são os principais pontos que você deve observar em investimentos desse tipo: 

Analisar os riscos

Seja qual for o seu perfil de investidor, é sempre importante analisar os riscos envolvendo os seus investimentos. Por isso, para ser certeiro na sua escolha, você deverá compreender qual é o cenário envolvendo a sua aplicação e investir o seu dinheiro de modo consciente — sempre de acordo com o seu perfil de investidor.

Checar a análise de crédito da empresa

Algumas plataformas de empréstimo peer-to-peer, como a Kavod Lending, disponibilizam para os investidores a análise de crédito realizada com a empresa tomadora do empréstimo. Ao verificar a análise disponibilizada, você vai ter acesso a um relatório bastante completo que vai lhe ajudar a tomar a decisão mais acertada possível.

Verificar a taxa de juros

A taxa de juros é o fator primordial para qualquer investidor. Afinal de contas, ela representa o retorno que ele vai receber com essa operação. Por isso, vale destacar a importância de você analisar atentamente qual é a taxa de juros associada ao seu perfil de investidor antes de se decidir sobre um projeto.

Ficar atento aos detalhes de cada projeto

No P2P Lending, é comum que cada projeto tenha características específicas e, por essa razão, é muito importante olhar atentamente os detalhes que podem variar entre uma campanha e outra.

Um desses detalhes é a taxa de juros que mencionamos acima, mas é imprescindível verificar quem são os sócios da empresa que está solicitando o empréstimo, entre outras questões. Veja também:

  • se a plataforma inclui Garantias Reais e quais são elas;
  • qual é o prazo e o fluxo dos pagamentos — e se existe (ou não) um período de carência, por exemplo;
  • os dados financeiros, como faturamento, endividamento, resultado/lucro líquido da empresa;
  • se a empresa tem (ou não) apontamentos no Serasa;
  • qual é o formato do investimento;
  • como os recursos serão utilizados pela empresa.

Todas essas informações são disponibilizadas pelas plataformas na página de cada campanha.

Os benefícios do empréstimo peer-to-peer

O investimento P2P é recheado de benefícios que a maioria dos investimentos não apresenta. Confira:

Transparência

Se você tem receio por essa ser uma nova modalidade de investimentos, não se preocupe. As plataformas estão cada vez mais desenvolvidas e, com isso, há maior transparência durante todas as etapas do processo de investimento, desde as informações sobre as empresas até a distribuição de rendimentos e recebíveis.

Sem burocracia

O processo, tanto para a concessão de empréstimo quanto para as empresas solicitantes, é feito totalmente online. Consequentemente, a burocracia dessas operações se reduz a níveis ínfimos, uma vez que tanto o investidor quanto o empreendedor podem executar suas ações do conforto da própria casa ou escritório.

Alta rentabilidade

A rentabilidade proporcionada por um peer-to-peer lending é significativamente maior do que nos investimentos tradicionais. Isso porque essa operação tem menos intermediários e não é oferecida pelos grandes bancos, os principais responsáveis por reduzir os lucros dos investidores e aumentar a taxa de juros para os solicitantes de um empréstimo.

Em um empréstimo P2P, todas as partes saem ganhando: o investidor lucra mais do que em investimentos tradicionais e as empresas têm acesso a crédito facilitado, com menos burocracia e com aplicação mais baixa do que nas linhas oferecidas comumente pelos principais bancos.

Portanto, se você está em busca de novos horizontes para os seus investimentos, considere o empréstimo peer-to-peer e faça seu dinheiro render mais.

Ficou animado com o empréstimo peer-to-peer? Então, não perca tempo. Entre já em contato com a Kavod Lending e comece a investir agora mesmo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email