O que é inteligência financeira?

Viver na corda bamba e sempre correndo o risco de entrar no vermelho não é interessante, certo? Por  isso, cuidar das finanças é essencial para realizar seus sonhos e ter mais tranquilidade na vida. Vale a pena agir de forma estratégica e direcionada — e é nesse momento em que surge a ideia de inteligência financeira.

É preciso ter essa habilidade e colocá-la em prática para se sentir realizado e viver com maior segurança. Mas, afinal, como desenvolver tal característica?

A seguir, descubra o que é a inteligência financeira, como é possível aprender sobre ela e como colocá-la em prática. Confira!

Afinal, o que é inteligência financeira?

A inteligência financeira é a capacidade de administrar os seus recursos financeiros de um jeito estratégico. Quem tem essa habilidade consegue equilibrar o que entra e o que sai de suas finanças, de modo a atingir certos objetivos.

É, acima de tudo, uma maneira de fazer com que o dinheiro trabalhe para você, e não o contrário! Para tanto, é preciso tomar as decisões certas e montar bons planos de ação.

Por que desenvolver essa habilidade?

Quem usa o próprio dinheiro de forma inteligente consegue ampliar o patrimônio líquido e ter uma renda melhor. Porém, buscar a qualidade não tem a ver apenas com a capacidade das finanças.

Fortalecer essa característica é um jeito de obter segurança, acima de tudo. Com as boas decisões ao longo do processo, o dinheiro deixa de ser uma das principais preocupações da sua vida. Além disso, você e sua família conseguem fazer e realizar planos com menor dificuldade.

Trata-se, portanto, de construir alicerces seguros para o comportamento das finanças, e você poderá conquistar seus sonhos e ter uma boa previsibilidade quanto ao que está por vir.

Como praticar a inteligência financeira?

Ser inteligente com o próprio dinheiro é uma habilidade desenvolvida a partir de bons hábitos e de um novo estilo de vida. A seguir, veja algumas dicas que podem ser colocadas em prática a partir de hoje:

Mude seus hábitos

Já que a consistência é um dos componentes da inteligência financeira, agora é o momento de mudar seus hábitos. Não se trata de viver economizando ou se privar de todas as coisas, pois essa situação não é algo sustentável ao longo prazo.

Pense em quem faz dieta, por exemplo. Pessoas que agem de forma restritiva logo furam o compromisso com a própria alimentação. Já a reeducação alimentar cria bons hábitos, que ficam por mais tempo.

Então, é fundamental mudar a sua relação com o dinheiro. Acostume-se a viver abaixo do que o seu padrão de vida permite e torne o ato de poupar um hábito. Faça as modificações possíveis na sua realidade, de modo que seja viável se ajustar a essa ideia.

Controle os seus gastos

Depois de criar hábitos, ter foco e disciplina é muito importante. É o momento de ficar de olho nas suas despesas.

Encontre a melhor forma de acompanhar onde gasta seu dinheiro. Você pode usar planilhas ou aplicativos. Sempre anote e identifique os gastos, para que você entenda tudo o que está pagando.

Isso ajuda a identificar possíveis gargalos e a definir se alguma área da sua vida gasta mais do que o necessário.

Invista corretamente

Ao praticar os dois passos anteriores, você verá que seu orçamento já terá um bom alívio. Como resultado, será mais fácil juntar dinheiro e construir seu patrimônio!

Agora, é muito importante investir seus recursos do modo correto. Quando o dinheiro é aplicado em opções adequadas, o retorno é mais alto e você terá maior acúmulo de riquezas.

Procure alternativas seguras e de aplicação simples. Não deixe de ler e estudar sobre o tema. Assim, fica mais fácil obter os resultados que você tanto espera!

Conquistar e ampliar a inteligência financeira é fundamental para melhorar a sua relação com o dinheiro. A partir das orientações deste texto, você terá a oportunidade de desenvolver suas habilidades financeiras e aproveitar todas as vantagens de ter mais dinheiro no bolso.

Se quiser outras dicas sobre economia e finanças, assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis em seu e-mail!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email