Quais são as melhores alternativas de investimento em 2018? Confira!

Sabe aquele dinheiro que você está separando mensalmente para investir em 2018? Ou, então, aquela quantia extra que sobrou graças à sua redução de gastos? Guardar esse montante debaixo do colchão, definitivamente, não é a melhor escolha — e nem aplicá-lo na poupança, é claro!

Se você é do tipo de pessoa que se preocupa com a sua saúde financeira e com o futuro da sua família, provavelmente está se perguntando: “onde devo aplicar as minhas economias, então?”

Fique tranquilo! Nas próximas linhas deste post, vamos apresentar quais são as melhores opções para você investir em 2018, de acordo com o seu perfil. Confira!

Perfil conservador

O investidor de perfil conservador abre mão da possibilidade de obter uma rentabilidade maior em prol da segurança do investimento, ou seja, da minimização total dos riscos.

Para essas pessoas, são indicados os seguintes investimentos:

CDBs

Os CDBs são, talvez, os investimentos mais comuns de renda fixa. Eles têm garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e suas taxas, normalmente atreladas ao CDI, podem ser pré ou pós-fixadas, havendo a incidência do imposto de renda (IR).

Tesouro Direto

Os títulos do Tesouro Nacional são considerados os investimentos mais seguros do mercado, já que têm como credor o próprio Governo Federal. Vale frisar que existem variações entre as modalidades e os prazos dos títulos e, por isso, é importante que você saiba bem o que procura: liquidez diária, taxas pré ou pós-fixadas etc.

Perfil moderado

O investidor de perfil moderado é aquele que busca por opções que não exponham o seu capital perigosamente, mas que estejam dispostos a correr um pouco mais de risco em busca de uma rentabilidade mais alta.

Com o atual cenário de queda de juros, as opções mais conservadoras acabam se tornando menos rentáveis. Por isso, duas ótimas alternativas para o investidor moderado investir em 2018 são:

Fundos de Investimento Imobiliários

Os Fundos de Investimento Imobiliários, também conhecidos como FIIs, são grupos formados por investidores que têm como objetivo a aplicação dos recursos em qualquer tipo de negócio imobiliário — como construção de empreendimento, compra de imóveis prontos, edifícios comerciais, shoppings centers etc.

Diferentemente do que alguns podem pensar, esse é um investimento de risco moderado, já que o investidor pode ter de lidar com inquilinos que não paguem o aluguel mensal, com a desvalorização da área do imóvel e com diversas outras variáveis.

Esses aspectos podem resultar na queda do valor da cota, fazendo com que o investidor perca uma parcela significativa valor aplicado. Por outro lado, existe a possibilidade de lucrar mais com uma valorização da área do imóvel, por exemplo.

Peer-to-peer lending

O peer-to-peer lending, ou empréstimo P2P, é uma modalidade recente no mundo dos investimentos. Ela consiste em, basicamente, emprestar dinheiro às empresas a uma taxa de juros mais atraente para ambas as partes: o investidor consegue uma rentabilidade maior do que em investimentos tradicionais e as empresas têm a possibilidade de financiar seus projetos a uma taxa de juros inferior aos empréstimos bancários.

As plataformas fazem uma análise de crédito criteriosa a respeito das empresas solicitantes e algumas ainda exigem garantias reais para que o investidor possa, possivelmente, em caso de inadimplência, recuperar o seu dinheiro parcial ou integralmente.

Assim como todo investimento, o empréstimo peer-to-peer apresenta variadas taxas de retorno, de acordo com o grau de risco da empresa tomadora do crédito. Mas, com toda certeza, o P2P lending é uma das melhores escolhas para se investir em 2018.

Perfil agressivo

Para os investidores mais aventureiros, a principal indicação é:

Renda variável

Para investidores mais agressivos, a renda variável ganha espaço e pode ser uma boa alternativa para investir em 2018.

Entretanto, aplicar na Bolsa de Valores envolve grandes riscos e, por isso, é preciso tomar cuidado ao lidar com essa escolha. Fato é que, com as eleições se aproximando, tudo pode acontecer. Portanto, pense bem na melhor opção de investimento, de acordo com o seu perfil, para não se arrepender depois.

Quer aprofundar mais na pesquisa sobre onde investir em 2018? Então, confira nosso artigo sobre o P2P lending e saiba mais sobre essa nova modalidade de investimento

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email