5 principais erros de gestão financeira que você deve evitar

Como você tem conduzido a sua gestão financeira pessoal? Cuidar do próprio dinheiro não é tão fácil assim e muita gente sente essa dificuldade mês após mês. Pagar contas, gastar no que é necessário e ainda sobrar algo para investir é impossível sem ter bons hábitos e se livrar de erros comuns.

Esses vacilos corriqueiros acontecem de maneira muito natural, e muitas vezes a falta de conhecimento sobre as possibilidades do que fazer com o dinheiro abrem brecha para que ele seja cada vez mais curto e escasso.

O primeiro passo é identificar os erros! Você vai poder ver quais são os 5 principais erros de gestão financeira pessoal ao longo deste post. Confira!

1. Seguir investindo em poupança

A poupança sempre foi uma das primeiras opções de investimento no Brasil, e os motivos são variados: facilidade de operação, agilidade, baixo risco de perda e não ter tarifas de movimentação. Todo esse cenário de comodidade fez com que se estabelecesse a ideia de efetividade dela, entretanto, esse quadro mudou significativamente.

Atualmente, investir dinheiro dessa forma é um equívoco. O rendimento da poupança está em 4,73% ao ano, o que é um percentual muito baixo. E onde está o erro? Justamente em continuar direcionando capital para essa modalidade, enquanto há outras em que esse rendimento é maior.

2. Ignorar a busca pelo melhor investimento

Bom, ciente de que seguir investindo na poupança é um erro, é hora de buscar um investimento adequado à sua realidade financeira, certo? É fundamental fazer isso e não se acomodar, pois você pode estar perdendo ótimas oportunidades de conseguir bons rendimentos.

O esforço para estar sempre com capital investido nas melhores aplicações deve ser constante, para que nunca se deixe de ter rendimentos relevantes de verdade. Afinal, quando você se dá por satisfeito, acaba limitando muito suas margens de lucro, o que impede seu desenvolvimento como investidor.

3. Negligenciar o registro de movimentações financeiras

Certamente sua conta tem uma movimentação constante, não é mesmo? Diariamente você precisa pagar por um serviço ou comprar alguma coisa. Constantemente você também recebe seu salário, alguém deposita algum valor em sua conta ou os rendimentos dos seus investimentos, enfim, chegam. Mas você registra isso tudo?

É muito comum que esse acompanhamento dinâmico e constante seja deixado de lado e isso é um grave erro de gestão financeira pessoal! Quando não há o acompanhamento, você simplesmente perde a capacidade de controle, ou seja, não tem muita noção de como andam suas finanças.

É fundamental saber diariamente o que sai e o que entra da conta, além de ter tudo devidamente registrado para, frequentemente, fazer um balanço e identificar possíveis formas de reduzir gastos.

4. Dispensar uma reserva de emergência

Um carro batido ao final do mês, uma cirurgia de emergência, ou qualquer outro fator importante e que o pegue desprevenido. Se isso já aconteceu, você sabe o quanto é complicado. Se nunca aconteceu, nem dê brecha para isso!

A reserva de emergência é fundamental para que nenhum tipo de imprevisto chegue em um momento em que você simplesmente não tenha dinheiro para arcar com o problema. Por isso, é fundamental construir uma reserva ao longo do tempo.

Ela pode ser feita em um investimento, especialmente naqueles que têm maior liquidez, ou seja, podem ser facilmente convertidos em dinheiro a qualquer momento, com agilidade. Assim você nunca vai ficar na mão!

5. Deixar de acompanhar as tendências de investimento

As variações de taxas de rendimento e o surgimento de novas plataformas fazem com que, constantemente, novos investimentos se mostrem como as grandes tendências do momento, oferecendo oportunidades excelentes.

Para aproveitá-los, é fundamental se manter sempre bem informado sobre o que está acontecendo nesse segmento. No momento, os investimentos em href=”http://www.kavodlending.com/emprestimos-para-empresas-entenda-o-quao-lucrativo-eles-podem-ser/”>P2P são um dos que se mostram mais interessantes, com bons percentuais de rendimento, por exemplo.

Não deixe de Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube e Instagram.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email