Financiamento coletivo para empresas: entenda como funciona

Você provavelmente já ouviu falar sobre crowdfunding ou financiamento coletivo, que acontece quando diversas pessoas se juntam para oferecer recursos para determinado fim. Recentemente, uma das modalidades que ganhou destaque é o financiamento coletivo ou empréstimo para empresas.

Com um funcionamento bastante específico, ele traz oportunidades para todos os envolvidos e pode ser uma ótima chance de obter resultados diferenciados. A seguir, veja o que é preciso saber sobre o financiamento coletivo para empresas e aproveite para tirar todas as suas dúvidas! Vamos lá?

O que é o empréstimo para empresas via financiamento coletivo?

Inicialmente, o crowdfunding nasceu como uma alternativa para que as pessoas físicas conseguissem arrecadar valores. De certo modo, é a evolução da famosa “vaquinha”, em que cada um contribui com um pouco de dinheiro.

Depois, baseado nesse esquema, surgiu o financiamento de projetos inovadores. Em troca, as pessoas recebiam recompensas, como os produtos que seriam lançados e alguns benefícios relacionados.

Finalmente, houve a evolução para o financiamento coletivo para empresas, que também é chamado de empréstimo peer-to-peer ou P2P Lending. Embora o mecanismo já possa ser realizado legalmente com base na resolução 2.921 desde 2002, foi apenas recentemente que a modalidade ganhou força.

Nela, os investidores — pessoas físicas ou jurídicas — oferecem recursos para empreendimentos diversos. Em troca, têm ótimos retornos de seu investimento. O resultado é que todos são favorecidos.

Quais são os benefícios?

Essa situação ganha-ganha, inclusive, é uma das principais vantagens da modalidade. Por meio dela, quem deseja aplicar pode fazê-lo com menos burocracia do que ao recorrer à bolsa de valores, por exemplo. O investimento inicial também é bastante acessível, e é dimensionado de acordo com os interesses de quem aplica os recursos.

A rentabilidade, apesar de se tratar de uma modalidade de renda fixa não​ amparada pelo governo ou instituições financeiras, como o Tesouro Direto ou os CDBs, exibe um bom histórico. Em cenários tradicionais, é comum que o rendimento fique acima da maioria das demais alternativas, sem que seja preciso correr riscos elevados.

Enquanto isso, os negócios se beneficiam por que conseguem obter os recursos de que necessitam para crescer ou se manter no mercado. Com taxas menores do que nos financiamentos convencionais, o endividamento é reduzido.

Coletivamente, é um jeito de gerar empregos e de estimular a economia. As pequenas e médias corporações ampliam a competitividade e todos saem ganhando com isso.

Como realizar esse empréstimo?

Para aproveitar as vantagens de um financiamento coletivo para empresas, vale a pena contar com a ajuda de plataformas específicas que intermediam e administram esses serviços. É uma iniciativa muito mais segura, pois a equipe por trás da plataforma de P2P Lending faz uma análise criteriosa das empresas e dos potenciais credores.

Opte por uma plataforma descomplicada, acessível e com boas alternativas. Assim, você terá maior tranquilidade e ainda conseguirá aproveitar ao máximo a oportunidade.

Na sequência, estude bem as opções. Veja quais são as ofertas disponíveis, analise se o negócio tem boa chance de retorno e se possui a segurança financeira adequada. O ideal é diversificar os seus investimentos, como ao aplicar em diversos empreendimentos e setores. Assim, os riscos são intensamente diluídos.

Depois de fazer a aplicação, acompanhe de perto como anda o rendimento. A partir dos resultados, atualize sua estratégia para conseguir o máximo aproveitamento financeiro.

O financiamento coletivo para empresas é uma oportunidade diferenciada para ajudar os negócios de pequeno e médio porte, e lucrar bastante com isso. Com boas condições, não deixe de fazer a aplicação em uma plataforma segura e com alternativas atraentes.

E você, o que você pensa sobre o empréstimo P2P Lending? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Experiências e dicas para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email