Empréstimos para empresas: entenda o quão lucrativo eles podem ser

Encontrar o investimento ideal, que traga retorno financeiro alto e ofereça segurança e liquidez demanda um certo esforço. Se por um lado as opções disponíveis no mercado se multiplicam, por outro lado é difícil encontrar orientação adequada com o gerente do banco, por exemplo. Afinal, existe um conflito de interesses entre o investidor e o banco, e por isso é importante buscar outras fontes de informação na hora de investir o seu dinheiro.

Uma opção que muitas pessoas não conhecem são os empréstimos para empresas via financiamento coletivo, também conhecido como peer-to-peer lending: por meio de fintechs idôneas e seguras, o investidor empresta capital para pessoas jurídicas que precisam de crédito imediato para capital de giro, expansão da rede, reformas ou reposição de materiais/máquinas ou que queiram trocar dívidas por dívidas mais baratas. Assim, você aumenta sua renda de forma planejada e pode se programar para atingir seus objetivos.

Quer saber como funciona essa modalidade de empréstimo para empresas e como ela pode te ajudar a lucrar mais e administrar melhor o seu dinheiro? Confira o post!

Como funcionam os empréstimos para empresas coletivo (p2p lending)?

O empréstimo para empresas conhecido como peer-to-peer lending é uma modalidade em que pessoas físicas e jurídicas financiam diretamente organizações de pequeno e médio porte por meio de um investimento em renda fixa. Os valores variam de acordo com a plataforma utilizada, e o investidor recebe de volta o valor aplicado em parcelas mensais, com a adição de juros.

É considerado um tipo de empréstimo coletivo (ou colaborativo), pois permite que vários investidores participem do empréstimo para determinada empresa, já que os valores de empréstimos empresariais costumam ser altos. Por meio das plataformas, é possível selecionar a empresa que deve receber o capital, sem a intermediação de uma instituição financeira.

Com diversas vantagens em relação a outros tipos de investimento, os empréstimos peer-to-peer fazem parte de um mercado em constante expansão, aproximando investidores de empresários e empreendedores que precisam de crédito para crescer.

Quais as vantagens do empréstimo coletivo para empresas?

Existem diversas fontes de financiamento para empresas que precisam de capital para investir ou se desenvolver, como o empréstimo para capital de giro, o microcrédito e alguns programas do governo. Porém, ao contrário de outras alternativas do mercado, o empréstimo p2p oferece benefícios atrativos para as duas partes envolvidas na transação.

As empresas recebem financiamento rápido e sem burocracia, com taxas e prazos diferenciados, sempre observando as determinações do Banco Central e as normas do Sistema Financeiro Nacional.

Já os investidores podem usufruir de vantagens como:

  • rendimento superior ao de outros investimentos oferecidos por bancos e corretoras tradicionais;
  • possibilidade de gerar impacto social positivo, contribuindo com o crescimento de empresas, gerando novos empregos e impulsionando a economia;
  • alíquota decrescente do IR retido na fonte para investimento superior a um ano;
  • incentivo à diversificação da carteira de investimentos e do portfólio do investidor;
  • facilidade para gerir o próprio dinheiro e selecionar o destino do capital;
  • comodidade e conveniência para acessar a plataforma online, sem necessidade de se deslocar a uma agência.

Como escolher uma plataforma de empréstimo coletivo?

No Brasil, as opções de plataformas que oferecem essa modalidade de investimento ainda são poucas, e existem diferenças importantes entre cada uma delas. Por isso, na hora de investir o seu dinheiro, é essencial buscar por uma empresa que ofereça garantias reais em 100% das operações, como aplicações financeiras, recebíveis de cartão ou boletos, maquinário, veículos ou imóveis.

Outros fatores que devem ser analisados são a rentabilidade que os investidores podem receber (que em algumas plataformas pode chegar a mais de 200% do CDI) e se existe algum custo para utilização dos serviços. O valor inicial do investimento depende de cada empresa, mas as taxas cobradas normalmente são bem menores que as dos bancos tradicionais.

Contar com uma plataforma confiável é fundamental para diminuir consideravelmente os riscos da transação. Além de intermediar as duas partes envolvidas, a empresa responsável pela plataforma deve avaliar a empresa que solicita o crédito utilizando fontes privadas e públicas, garantindo maior segurança para os investidores que aplicam seu capital em empréstimo para empresas.

Se você tem interesse no mundo das finanças e quer se manter informado sobre investimentos e planejamento financeiro, nos siga nas redes sociais — Facebook, InstagramLinkedInTwitter!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email